AD História

O dia em que dois suecos chegaram no “Pará”

No dia 19 de novembro de 1910, desembarcavam no cais do porto de Belém  do Pará os suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg, fundadores da Assembleia de Deus no Brasil. Traziam consigo somente suas bagagens de mão – suas malas com roupas leves para o calor tropical haviam sido extraviadas no embarque.

Não sabiam falar o português, não tinham nenhum contato no Brasil nem sabiam onde iriam passar a noite.

Após desembarcarem na cidade que na época tinha o apelido de “Petit Paris”, sentaram-se num banco de praça, comeram mangas, abundantes na cidade, e oraram a Deus agradecendo pela viagem e pedindo orientação sobre o que fazer na terra para onde haviam sido chamados.

Chamados por Deus alguns meses antes, numa oração na cozinha da casa do irmão Adolf Ulldin, compatriota que morava nos Estados Unidos. O Espírito Santo, através da boca de Ulldin lhes disse que seriam missionários num lugar chamado “Pará”, e que ensinariam ao povo os rudimentos da fé, pois que eram muito simples.

Ao decidirem partir para o Brasil, Vingren viu sua noiva romper o compromisso que tinha com ele. Daniel já havia deixado seu trabalho em Chicago para seguir a Deus ao lado do seu amigo que pastoreava uma igreja Batista que se tornara pentecostal na cidade de South Bend.

No Brasil, Gunnar Vingren e Daniel Berg viram cumprir-se as promessas que Deus tinha para as suas vidas, através deles surgiu e cresceu uma obra gigantesca, que cresceu de maneira avassaladora por todo o Brasil, e que hoje alcança os quatro cantos do mundo: as Assembleias de Deus no Brasil.

Anúncios
Padrão

Comente, deixe a sua voz ser ouvida!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s