AD História

30 de abril de 1924

Cópia da lista de assinaturas dos fundadores da Assembleia de Deus no Rio de Janeiro.

Em 1924, a Assembleia de Deus dava os seus primeiros passos no Rio de Janeiro, então Capital do Brasil. Muitos crentes haviam vindo de Belém do Pará nos anos anteriores, e muitos deles congregaram na Assembleia de Deus de lá, onde o missionário Gunnar Vingren era o pastor. Esses crentes frequentavam uma igreja conhecida como “Igreja do Orfanato”, administrada por um missionário inglês, que tempos antes conhecera o missionário Vingren, que estava de passagem pela cidade.

Foi nessa igreja que Paulo Leivas Macalão (na época com 21 anos), após encontrar um folheto evangelístico no chão iniciou sua caminhada no caminho da salvação e rendeu-se à Cristo no dia 5 de abril daquele ano.

Naquela época também se realizavam cultos na casa de Eduardo e Florinda Brito, e com a chegada de Heráclito Menezes, que havia sido obreiro na Assembleia de Deus em Belém, passaram-se a realizar cultos de oração e escola dominical. Num desses cultos, após uma oração fervorosa, os irmãos sentiram o desejo de organizar a igreja como Assembleia de Deus no Rio de Janeiro, tornando-se assim a primeira na cidade. Foi no dia 30 de abril, uma quarta-feira, que os crentes reunidos na casa dos Brito elegeram Heráclito Menezes como pastor interino, João Nascimento como diácono e Paulo Macalão como secretário. Começava assim a jornada da Assembleia de Deus no Rio de Janeiro.

Fonte: Tributo ao Centenário das Assembleias de Deus no Brasil

Anúncios
Padrão

Um comentário sobre “30 de abril de 1924

  1. Anônimo disse:

    O Tio da minha mãe Armando viana hoje com 97 anos hospedou Daniel berg em sua casa em Tubarão SC

Comente, deixe a sua voz ser ouvida!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s