AD História

13 de junho de 1911

Primeira Igreja Batista do Pará, à época em que recebeu os missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren.

O dia 13 de junho é uma data chave na história da Assembleia de Deus no Brasil. No ano de 1911, nesta data, 13 membros da Igreja Batista de Belém foram excluídos por terem aceitado a doutrina pentecostal trazida pelos missionários suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg.

Vingren e Berg estavam a alguns meses participando dos cultos na Igreja Batista, que os acolheu por terem origem batista. Nas oportunidades que tinham, falavam à igreja sobre o batismo com o Espírito Santo. Alguns irmãos e obreiros aceitaram a pregação e simpatizavam com os missionários. Mas haviam aqueles que consideravam a presença e a pregação dos suecos um perigo para a igreja. A situação tornara-se mais delicada quando os missionários passaram a realizar cultos e a ensinar a doutrina pentecostal no porão da igreja, onde estavam hospedados. Muitos irmãos ansiosos por conhecer o batismo com o Espírito Santo insistiam que os missionários lhes ensinassem. Inconformado com o movimento pentecostal que se instalava extraoficialmente na igreja, o evangelista Raimundo Nobre decidiu por convocar uma reunião na igreja para que fosse decidido o futuro dos missionários e dos membros que haviam aceitado o pentecostalismo.

No dia 13 de junho de 1911 foi realizada a reunião, na qual foi condenada a atitude dos missionários, que estavam ausentes na reunião. Foram excluídos 13 membros da Igreja Batista por terem aceitado a doutrina pentecostal, incluindo José Plácido da Costa, que ocupava a função de moderador, representando o pastor da igreja. Um mês depois outros três membros também foram excluídos.

Os acontecimentos seguintes da exclusão culminaram na fundação da Missão de Fé Apostólica, que mais tarde tornou-se a Assembleia de Deus.

Fontes: ARAUJO, Isael. Dicionário do Movimento Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2007.

VINGREN, Ivar. Diário do Pioneiro: Gunnar Vingren. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.

PRATES, Denise; FERNANDES, Renato. Tributo ao Centenário das Assembleias de Deus no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Betel, 2012.

ALMEIDA, Antônio Batista de. 80 Anos construindo para a glória de Deus. Belém: [s.n.], 1977.

 Seara News

Anúncios
Padrão

Comente, deixe a sua voz ser ouvida!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s