AD História, História, mundo cristão

Assembleia de Deus – 103 anos

Casa de Celina Albuquerque, onde foi fundada a Assembleia de Deus

Hoje, 18 de junho, é comemorado o 103º aniversário de fundação da Assembleia de Deus no Brasil.

Os missionários suecos radicados nos Estados Unidos Daniel Berg e Gunnar Vingren chegaram ao Brasil em 19 de novembro de 1910, após receberem a revelação de que tinham um chamado missionário para uma terra distante chamada “Pará”. Pouco tempo após o desembarque na cidade de Belém, passaram a realizar cultos no porão da Igreja Batista (onde estavam hospedados) e na casa de Celina Albuquerque, que viria a ser a primeira pessoa a receber o batismo com o Espírito Santo no Brasil. O número de membros que participavam dessas reuniões aumentou muito, o que provocou uma reunião convocada pela direção da Igreja Batista no dia 13 de junho de 1911, que culminou com a expulsão dos missionários e de outros 18 membros por acreditarem na doutrina pentecostal.

Cinco dias depois, em 18 de junho, Daniel Berg e Gunnar Vingren, juntamente com Celina Albuquerque e os membros expulsos da Igreja Batista, fundaram a “Missão da Fé Apostólica”, nome inspirado na famosa Igreja da Rua Azusa, nos Estados Unidos. O nome seria mudado para Assembleia de Deus apenas em 1914, ano em que foi inaugurado o primeiro templo assembleiano.

Os primeiros anos mostraram as dificuldades que os missionários enfrentariam para levar a mensagem do evangelho pleno ao vasto território brasileiro. Foram inúmeras as dificuldades, que vinham de todos os lados: líderes de algumas Igrejas protestantes tradicionais os acusavam de pregar uma doutrina que não valia para os dias atuais e de trazerem divisão; a Igreja Católica, por sua vez, alertava seus fiéis a não darem ouvidos às pregações dos missionários, acusando-os de praticarem feitiçaria; além de enfrentarem a barreira do idioma, as doenças tropicais e os perigos das florestas e dos sertões.

Nos anos que seguintes, outros missionários se juntaram aos fundadores, e assim o nome Assembleia de Deus foi levado a todo o Brasil. Seja através de cultos ao ar livre, de pregações nos lares ou apenas testificando aos vizinhos sobre a Salvação em Jesus Cristo, em apenas 46 anos a Assembleia de Deus alcançou todos os estados brasileiros e atualmente é a maior denominação evangélica do Brasil, com cerca de 12,3 milhões de membros (dados do Censo 2010 do IBGE).

 

Fontes:

PRATES, Denise; FERNANDES Renato. Tributo ao Centenário da Assembleia de Deus no Brasil. Editora Betel, RJ, 2012.

PRATES, Denise; FERNANDES Renato. CONEMAD/RJ 50 Anos Celebrando Deus com Unidade Hierarquia e Disciplina . Editora Betel, RJ, 2012.

Anúncios
Padrão

Comente, deixe a sua voz ser ouvida!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s